Sejam bem vindos!

"A principal meta da educação é criar

homens que sejam capazes de fazer

coisas novas, não simplesmente repetir o

que outras gerações já fizeram. Homens

que sejam criadores, inventores,

descobridores. A segunda meta da

educação é formar mentes que estejam

em condições de criticar, verificar e não

aceitar tudo que a elas se propõe."

Jean Piaget

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Acadêmicas do segundo ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do estado do Paraná.

sábado, 19 de novembro de 2011

PRIMEIRA REPÚBLICA

 PRIMEIRA REPÚBLICA
(1889 - 1929)
A REPÚBLICA PROCLAMADA SEGUE O MODELO POLÍTICO AMERICANO COM SUBSÍDIO NO SISTEMA PRESIDENCILALISTA, CONTENDO A FILOSOFIA POSITIVISTA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

REFORMA DE BENJAMIM CONSTANT
Benjamin Constant

           Esta reforma tinha como objetivo uma educação libertadora e laica, desprovida de religiosidade, além de promover a formação de alunos para os de nível superior de ensino e não penas uma formação propedêutica.
            A valorização da ciência esta presente neste reforma, que planejava a substituição da literatura pelo campo científico, sofrendo assim, críticas pelos que apoiavam a predominância literária e pelos positivistas, por não seguir a moralidade pedagógica de Comte.

REFORMA DE EPITÁCIO PESSOA
Epitácio Pessoa

         Tem como presidente constitucional Campo Sales, e como base o Decreto nº3. 390 de 1/1/1901, que disciplina a ordem,composição e  funcionamento das faculdades de Diteiro, Medicina, a Escola Politécnica, a de Minas e o Ginásio Nacional.
              Defende a lógica entre as matérias, retirando a bilogia, a sociologia e a moral, restringindo-se assim, ao campo literário ao invés do científico, opondo-se desta forma a Reforma de Benjamim Constant.

REFORMA RIVADÁRIA
rivadávia Correa

            Seu presidente foi Hermes da Fonseca. Esta reforma manteve os currículos e as cadeiras contidas na Reforma de Benjamim Constant, para os cursos de nível superior. Sua pretensão era tornar o ensino secundário formador do cidadão. Defendia do mesmo modo como positivistas, uma educação de liberdade, além da defesa a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento, ocorrendo também, a transferência dos exames de admissão ao ensino superior para as faculdades, o que acarretou danos significativos à educação brasileira.

REFORMA DE CARLOS MAXIMILIANO
Carlos Maximiliano
Em 18 de março 1915, com o decreto 11.530, nasce para dar fim a Reforma Rivadávia Correa. Com esta reforma reoficializa a educação no Brasil. Manteve o encerramento dos privilégios dos diplomas do colégio Pedro II e agora a instituição dos exames de admissão, passam a ser chamados exames vestibulares. Para entrar no curso superior precisava apresentar a certificado de aprovação no curso ginasial.

REFORMA JOÃO LUIZ ALVES
João Luiz Alves

Inicia-se a cadeira de Moral e Cívica no intuito de combater as manifestações estudantis contra o governo do presidente Arthur Bernardes. Neste período ocorre o movimento dos 18 do forte (1922), a semana da Arte Moderna (1922), a fundação do Partido Comunista (1922), a Revolta Tenentista (1924) e a Coluna Prestes (1924 a 1927).

Disponível:
Acesso dia: 19/11/11 às 14hrs e 43min.
Acesso: 15 de novembro de 2011
dicas de vídeos:
A história da educação no Brasil, por Bóris Fausto.
clique aqui
 Fundação Universidade de Tocantins.
clique aqui

Os autores que tiveram grande destaque juntamente a suas obras foram:

• Euclides da Cunha com Os sertões, que tratava, em uma linguagem jornalística, sobre a guerra dos canudos;

• Lima Barreto, com sua obra Triste fim de Policarpo Quaresma, que se referia à imagem do major Quaresma,

• Monteiro Lobato, com sua obra Urupês, na qual criou o imortal o personagem Jeca Tatu.

 Mário de Andrade publicou um livro chamado “Ensaio Sobre a Música Brasileira”.


dicas de livros:



História da Educação Brasileira
De José de Anchieta aos dias de hoje.
Arnaldo Niskier Da Academia Brasileira de Letras
Sinopse: 
      Estão presentes no livro, as Instituições e os grandes vultos da Educação Brasileira, que se notabilizaram pelos serviços prestados à nossa pedagogia.
O Professor Arnaldo Niskier, realizou um trabalho histórico de primeira qualidade sobre a Educação Brasileira. Este livro tornou-se, assim, indispensável aos estudantes, mestres e todos aqueles que se interessam pelos rumos da Educação em nosso país. 
São analisados os cinco séculos de Educação no Brasil, com uma visão essencialmente crítica. Trata-se de um apanhado inédito e, ao mesmo tempo, atualizado.
Estão presentes no livro, as Instituições e os grandes vultos da Educação Brasileira, que se notabilizaram pelos serviços prestados à nossa pedagogia.

SUGESTÕES:

DICAS DE ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS EM SALA DE AULA.
1° FORMAR GRUPOS NA SALA DE AULA E PEDIR PARA QUE CADA UM APRESENTE UM SEMINÁRIO REFENTE A UMA  DAS REFORMAS DESTA ÉPOCA.

2° PROPOR AOS ALUNOS QUE ELABOREM UM PROGRAMA DE RÁDIO, EXALTANDO OS PRINCIPAIS MOMENTOS DESSA ÉPOCA E A CULTURA ( MÚSICA, LITERATURA E TEATRO).

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